Radiotelescópio de Arecibo

Radiotelescópio de Arecibo
Em Porto Rico esta localizado o maior RadioTelescópio do Mundo, chamado de "Panela" de Arecibo, esse aparelho tem uma antena parabólica de 300 m de diâmetro, o que faz dele a maior Antena Parabólica do Mundo. Foi inagurado em 1963, construído aproveitando-se de uma cavidade natural do terreno. O receptor capta milhares de frequências diferentes de Radio, vindas dos confins do Universo

domingo, 30 de novembro de 2008

Universidade Aberta

Universidade Aberta (Open University):A primeira Universidade Aberta foi instituída na Inglaterra em 1969, fruto da ideia lançada em 1926 pelo educador e historiador J.C. Stobart, quando trabalhava para a BBC. Daquela ideia embrionária, nasceram muitas propostas. Em 1963 foi lançada a Universidade do ar (do inglês University of the air), que mais tarde evoluiu para a pioneira Universidade Aberta (Open University). Nos anos 70 iniciaram-se os cursos, e nos anos 80 a instituição consolidava-se como centro científico.
A Universidade Aberta de Israel ( האוניברסיטה הפתוחה ) é uma universida de de aprendizagem à distância em Israel. Foi planeada em 1971, modelada a partir da Universidade Aberta do Reino Unido. O primeiro semestre de estudos teve início a 17 de Outubro de 1976. Em 1980, a Universidade Aberta foi oficialmente reconhecida como um instituto de ensino superior em Israel, e foi-lhe concedido o direito de fornecer o grau de bacharelado. Em 1982, 41 alunos receberam diplomas de bacharelado na primeira cerimônia de atribuição de diplomas desta instituição. Desde então a universidade tem vindo a crescer. Em 1987 tinha 11.000 alunos e 180 cursos. Em 1993 tinha 20.000 alunos, 300 cursos e 405 novos graduados. Em 2002 tinha 36.710 alunos matriculados. Até 2003, mais de 13.000 pessoas tinham-se graduado pela universidade. Em 1995, a Universidade também começou um programa de mestrados. Não oferece no entanto doutoramentos.
Em Portugal a Universidade Aberta é a universidade pública de ensino a distância, tendo sido criada em 1988, e regulamentada pelo Decreto-Lei nº444/88, de 2 de Dezembro. Aprovada ao abrigo da Lei da Autonomia Universitária, de 25 de Março de 1994. Tem a sua sede em Lisboa e delegações no Porto e em Coimbra. No ano lectivo que se iniciou em 2007 a Universidade Aberta passou a oferecer os seus cursos em regime online através de uma plataforma de e-learning, e, a partir de 2008, todos os seus cursos passam a usar aquela plataforma tecnológica.
O Projeto Universidade Aberta do Brasil – UAB – foi criado pelo Ministério da Educação, em 2005. O sistema é uma parceria entre consórcios públicos nos três níveis governamentais (federal, estadual e municipal), a participação das universidades publicas e demais organizações interessadas. Trata-se da oferta de ensino superior a distância, com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no País. Atualmente desenvolve um projeto-piloto de cursos de Administração a Distância, através do consórcio entre a UAB, através do Ministério da Educação-MEC/Secretaria de Educação a Distância-SEED, o Banco do Brasil e Universidades Federais e Estaduais.

Fontes:
http://www.uab.capes.gov.br/
http://www.univ-ab.pt/
http://pt.wikipedia.org/
Postado pelo estudante illyushin zaak, do curso de Física da UFJF - Polo Ilicínea

Nenhum comentário: